Atualmente, muitas empresas já entenderam a importância do Marketing Digital para alavancar seu negócio.  Com a crise advinda da pandemia Covid-19, os processos de transformação digital aumentaram ainda mais e tem se mostrado crescente e fundamental para a retomada dos negócios.

Algumas pesquisas demonstram que a maioria das empresas ainda precisam melhorar seus processos de Marketing e Vendas. A partir dessa perspectiva, vamos comentar sobre esse assunto e apresentar maneiras de utilizar o Marketing Digital como ferramenta para o desenvolvimento de um negócio.

Para quem está começando a montar uma empresa, este post poderá esclarecer várias dúvidas.

Na sequência serão apresentadas algumas técnicas para usar o marketing e conquistar novos clientes!

Existem muitas formas de aplicar o marketing digital, porém, as estratégias mais usadas pelas empresas são:  

  • Marketing de conteúdo – consiste em produzir e distribuir conteúdo relevante ao seu público alvo. Isso pode ser feito através de posts em redes sociais ou artigos, por exemplo. A partir disso, o cliente é atraído de forma natural e espontânea e passa a ver a empresa com maior credibilidade 
  • E-mail Marketing – Aproveitando que o e-mail ainda é muito utilizado pelas pessoas, essa estratégia consiste em campanhas através de texto ou HTML, com informações sobre produtos, promoções e demais conteúdos que divulguem sua marca.  Considerando tantos usuários de e-mail, a mensagem com certeza poderá chegar ao seu público alvo
  • Redes Socias – O uso das redes sociais é sem dúvida de grande valia para divulgação de produtos ou serviços. São inúmeras possibilidades, onde as chances de venda aumentam, inclusive com a opção de anúncios, com informações em tempo real, enviadas diretamente ao público que fica conectado de acordo com a relevância do que é exibido para compra.    
  • Otimização de conversão – Essa estratégia visa otimizar o conteúdo ofertado, para gerar maior busca e aceitação do público já existente e também de novos que poderão surgir e se interessar pelo que é disponibilizado na plataforma de divulgação da empresa.    
  • Marketing de Busca – esse segmento de marketing tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias que otimizem a divulgação da empresa ou de produtos nas plataformas como Google, Bing e Yahoo. O marketing de busca possui duas vertentes: uma para resultados pagos e outra para resultados orgânicos e ou espontâneos da busca. Para que a estratégia seja completa e efetiva, é necessário investir em tecnologia, relevância e conteúdo.

Com as informações apresentadas acima, é possível combinar boas práticas para obter resultados positivos para sua empresa.

Abaixo serão apresentadas informações sobre a comunicação com o consumidor e a importância do marketing digital nesse processo de conquista de clientes.

Por ser um ambiente muito dinâmico, deve-se considerar as mudanças no comportamento do consumidor e pensar nas variadas formas do processo de tomada de decisão de consumo. 

Nos dias de hoje, os consumidores são vistos como “Prosumidores”, o que significa que, ao mesmo tempo que produzem conteúdos, são consumidores de informações na web. Os perfis nas redes sociais são usados para compartilhar avaliações sobre produtos e experiências de consumo. Esse tipo de consumidor descrito, demanda um novo tipo de marketing. 

As estratégias de marketing são desenvolvidas em um processo contínuo de aprendizado e atualizações, principalmente no que diz respeito à interação entre clientes e mercado.

Existem várias ferramentas que direcionam as empresas ao destaque no mercado. É um conjunto de estratégias que atingem o cliente em potencial no momento em que ele busca um produto, serviço ou informação. Dessa forma, o diferencial está em dar ao cliente o controle da quantidade e o tipo de informação que deseja receber. 

As empresas que não entendem a importância do marketing acabam não investindo nisso e não conseguem bom retorno quando fazem alguma campanha.

Estar na internet, ter um site ou qualquer outra página na web, não é suficiente se não houver planejamento em marketing digital e ações objetivas.  É preciso um trabalho estratégico para que seu investimento tenha um retorno melhor. 

Por que o Marketing é importante para as empresas ?

1. Garantia de presença forte na internet

Sempre que temos alguma dúvida, sobre qualquer assunto, a primeira alternativa costuma ser a busca no google, certo?

O Google é o maior buscador online do mundo e caso sua empresa invista no Marketing Digital, os resultados de busca mostrarão sua empresa quando alguém buscar por soluções que você oferece através do seu negócio.

Essa presença digital é muito importante hoje em dia. Se uma pessoa busca por sua empresa e não a encontra na internet, é provável que ela opte por uma concorrente sua.

A presença digital abrange mais do que mecanismos de busca e redes sociais, possuir um site com um domínio próprio é só o início para uma empresa obter uma boa presença digital.

2. Construir uma audiência qualificada

A forma como a empresa se relaciona com o seu público faz toda diferença para fideliza-lo. É importante conhecer seus clientes, saber quais são seus hábitos de consumo, suas preferências e até mesmo suas profissões.

A partir de informações como essas, é possível direcionar seu marketing e conteúdo à uma clientela que realmente deseja adquirir seu produto/solução.

Dessa forma, você pode organizar esses contatos através de e-mails cadastrados, assinantes de newsletter ou mesmo seguidores nas redes sociais. Com o tempo, esses contatos se tornam ativos fundamentais para a empresa.

3. Falar com o público certo na hora certa

Conforme informamos no tópico acima, construir a audiência certa é muito importante, mas o Marketing Digital possibilita ir além, fazendo com que a comunicação com o público aconteça na hora certa.

No marketing offline não é possível saber com precisão para qual público você está falando, porém o Marketing Digital possibilita um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.

Dessa forma, é possível criar vários grupos de consumidores e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com a ajuda das ferramentas existentes no mercado, fica fácil monitorar os perfis e as atividades dos usuários.

Selecionar de forma específica o público para o qual você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo, faz com que as ações e campanhas de marketing sejam muito mais personalizadas.  

Em virtude disso, as pessoas irão se identificar muito mais com suas ações, trazendo resultados cada vez melhores.

Com essas informações de uso do marketing digital, você pode evitar erros comuns como enviar e-mails ou flyers para clientes que não precisam ou não querem seu produto ou conteúdo.  

4. Sair na frente da concorrência

Sabemos que muitas empresas só estão percebendo agora a importância do Marketing Digital. Isso significa que, se começar a investir nisso hoje, você ainda se diferenciará de boa parte de seus concorrentes.

Já vimos que o Marketing Digital é a melhor opção para empresas que estão em crescimento, então sua empresa pode se destacar no mercado a partir da criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.

Suponhamos que você está procurando por uma solução e ainda não encontrou referências. Nesse caso, em qual empresa você confiaria mais: uma empresa que possui um site bem elaborado, uma boa fanpage e um blog com conteúdo gratuito e relevante ou uma empresa que não tem nada disso?

5. Investir pouco para começar

Já sabemos que o Marketing Digital não é gratuito, no entanto, existem várias ferramentas que possuem alto poder de segmentação e muitas estratégias de otimização de site, que fazem com que o investimento em Marketing Digital seja muito mais barato do que o investimento na mídia tradicional.

Com o passar do tempo, o custo para marketing offline acabou ficando alto. Anúncios em televisão, mídia impressa ou outdoors custa caro. É um investimento alto e inviável para a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem faturamento baixo.

O Marketing Digital embora exija um mínimo de investimento, ainda é muito mais barato do que o marketing de forma offline.

6. Analisar resultados com precisão

Assim como é possível determinar seu tipo público e suas preferencias, também é possível acompanhar com a mesma precisão os resultados das estratégias e ações de marketing que você utilizar.

Um exemplo desse controle é a campanha de E-mail Marketing. Enviando e-mails, você consegue configurar para saber quantas pessoas abriram cada um deles, quantas acessaram algum link enviado ou até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.

Esse foi só um exemplo em meio a vários tipos de campanha que podem ser feitos e acompanhados. É possível monitorar de perto as ações dos usuários do seu site, assim como a movimentação dos anúncios no Google, os resultados das postagens nas mídias sociais, e por fim, é possível acompanhar o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.

Nesse sentido, as ferramentas de web “analytics” podem ajudar bastante na hora de mensurar os detalhes dos resultados obtidos com as estratégias de Marketing Digital.